sábado, 29 de agosto de 2009

A Volta dos Mortos-Vivos


Giancarlo Fisichella. Nenhum ponto no atual campeonato. Melhor posição de largada neste ano até o GP de Valência, 13º lugar. Melhor posição de chegada numa corrida neste ano, 9º lugar em Mônaco. Como explicar então a pole position conseguida nesta manhã em Spa-Francorchamps? A resposta é simples: dinheiro!!!!


A equipe Force India está numa pindaíba e teve até seu motor-home confiscado. A Ferrari está precisando de um piloto para substituir Luca Badoer, que os ingleses estão chamando de Luca How Bad You Are. Fisichella é italiano. Fisichella é o italiano mais experiente do grid e mais bem sucedido. Tudo indica que ele colocou muito pouco combustível, tendo em vista seu companheiro de equipe que conseguiu apenas o 11º tempo. Vamos aguardar.


Voltando ao mundo normal, Jarno Trulli conseguiu o 2º tempo, mostrando que a Toyota teve uma boa adaptação a Spa-Francorchamps. Timo Glock poderia ter sido melhor, já que acompanhou Trulli o tempo inteiro, mas conseguiu apenas a 7ª posição.


A BMW também conseguiu um incrível 3º lugar com Nick Heidfeld e um 5º com Robert Kubica, as melhores posições de largadas conjuntas da equipe, já que na Austrália Kubica tinha conseguido largar em 4º e Heidfeld em 9º, vamos ver durante a corrida.


A Ferrari só tem um carro na disputa, porque Luca Badoer está correndo em outra categoria, devido aos tempos péssimos que conseguiu e Kimi Raikkonen conseguiu um 6º lugar. Terá que fazer valer sua experiência e suas três vitórias em Spa, durante a corrida.


A decepção ficou por conta da Red Bull, que deve estar poupando seus motores e largará apenas em 8º e 9º com Vettel e Webber respectivamente. Provavelmente fará como a BMW o ano passado e focará apenas no título de construtores, deixando o de pilotos com a Brawn.


Completam os 10 melhores colocados o alemão Nico Rosberg, que sempre parece tirar mais do carro do que aparenta. Torço para que ele vá para McLaren e justifique ser a revelação de 2005, vencendo o primeiro campeonato da GP2.


Faltou apenas comentar o ótimo 4º lugar de Rubens Barrichello. E apesar de ser um 4º lugar, tornou-se ótimo em função da performance da Red Bull e do péssimo 14º tempo conseguido por Jenson Button. O inglês deverá fazer uma corrida agressiva e a agressividade sempre carrega junto os componentes erro e acidente.


Como é comum em Spa-Francorchamps, a chuva pode tornar a corrida imprevisível e mais uma vez Rubinho tem a seu lado a sua boa performance em pistas molhadas, vide o 3º lugar ano passado na Inglaterra, naquele carro horrível da Honda.


Rubens Barrichello tem uma oportunidade de ouro para tirar muitos pontos de Button e complicar de vez a vida do inglês e brigar pela primeira vez de igual pra igual com um companheiro de equipe para ser campeão do mundo. Resta saber se por acaso a diferença entre os dois diminuir muito e ficar em 2 ou 3 pontos, a equipe tomará alguma decisão a favor do piloto da casa. Se isso ocorrer é bom Rubinho deixar suas mágoas de lado e conversar com Nelson Piquet pedindo umas dicas de como ele agiu em 1987 na mesma situação, dentro da equipe Williams, claramente jogando a favor de Nigel Mansell.

Nenhum comentário:

Postar um comentário