domingo, 23 de agosto de 2009

Rubinho e a 100ª.


Rubens Barrichello conseguiu sua 10º vitória e a 100º do Brasil na Fórmula 1. O melhor de tudo é que foi uma vitória de gente grande. Saiu em terceiro lugar, se aproximou do segundo colocado Kovalainen e ultrapassou-o após a primeira rodada de pit stops. Quando estava em segundo lugar manteve a distância para Lewis Hamilton até a segunda rodada de pit stops, quando teria algumas voltas de vantagem para o inglês da McLaren.

Foi aí que Rubinho mostrou que ainda tem lenha para queimar. Ouviu a seguinte mensagem do seu engenheiro enviada através do rádio "Hamilton está no pit, você tem que fazer cinco voltas de classificação, vamos Rubens!". E ele acelerou nas cinco voltas seguintes, fazendo a melhor volta da prova até aquele momento.

Mas o melhor de tudo é que enquanto Rubens começava a voar na pista, a McLaren se atrapalhou no Pit Stop e deixou Hamilton 5 ou 6 segundos a mais nos boxes e permitiu a vantagem de 6 segundos que Rubinho administrou até o final da corrida.

Seu companheiro de equipe e atual líder do campeonato, Jenson Button, largou mal e caiu para 9º logo no começo da corrida, conseguiu se recuperar com a baixa performance das Red Bull e acabou em sétimo, marcando 2 pontos.

Vettel teve o segundo motor estourado só nesse final de semana e tem apenas mais dois motores para as seis últimas etapas da temporada, portanto sua situação ficou muito desfavorável. Webber poderia ter chegado em 7º lugar, a posição que ocupou na maior parte da corrida, porém perdeu posições para Button e Kubica e chegou em 9º, deixando de marcar pontos importantíssimos.

Kimi Räikkönen fez uma excelente corrida e chegou em 3º, após utilizar bem o KERS na largada e subir para a quarta posição, ultrapassando Kovalainen nos boxes, que terminou a corrida em 4º.

Nico Rosberg fez novamente uma excelente corrida chegando na 5ª posição. Tem tudo para fechar com a McLaren no próximo ano, para ficar no lugar de Kovalainen e merece essa chance, pelo trabalho que tem feito durante todo o ano, dadas as condições do carro.

Alonso também fez o que podia com sua Renault e chegou em 6º. Os rumores sobre sua contratação pela Ferrari continuam. Eu particularmente acredito que a Ferrari deveria ter feito isso já para este ano, mas insistiram com um Räikkönen que não tem mais o mesmo pique de antes. Antes tarde do que nunca.

Robert Kubica conseguiu um excelente 8º lugar com o horrível carro da BMW. Tem seu nome ligado a Williams e Renault para o ano que vem. Merece uma chance melhor na carreira, pelo talento e pelos momentos de descaso da BMW, em detrimento ao piloto alemão Nick Heidfeld.

No pelotão dos não pontuantes, os destaques foram para os estreantes Grosjean e Badoer. Destaques negativos. Grosjean, largou mal, perdeu o bico do carro, rodou durante a corrida e chegou em 15º. Briatore ficou com cara de tacho.

Badoer, largou bem, pulou de último para 18º, rodou, errou muito, foi ultrapassado nos pits, pisou na linha de saída dos pits, tomou stop and go, ou seja, algo desnecessário para a Ferrari. Reafirmo que a melhor opção seria dar a chance para um jovem de talento, como Nelsinho, Bruno Senna, Lucas Di Grassi, ou outro piloto jovem de outra nacionalidade.

O mais importante de tudo é que Rubinho voltou novamente a vice-liderança do campeonato, sem as sacanagens de costume, é diminuiu a diferença entre ele e Button para 18 pontos, faltando 6 etapas para o final da temporada. Difícil? Sim. Impossível? De jeito nenhum!

Nenhum comentário:

Postar um comentário