sábado, 22 de agosto de 2009

Lembram do Hamilton?


Depois das intermináveis férias que deixam fãs como eu revendo estatísticas e jogando Playstation para matar saudades, eis que a Fórmula 1 chega em Valência para mais uma etapa e esquece momentaneamente as notícias periféricas das últimas semanas.

Depois de uma primeira metade de temporada sem brilho, eis que a McLaren ressurge das cinzas. Primeiro foi a vitória inesperada na Hungria e neste sábado a pole, resultados alcançados pelo melhor piloto da escuderia, o campeão Lewis Hamilton. É a 14ª pole da carreira e a primeira desse ano.

A McLaren conseguiu ainda o segundo lugar com Kovalainen que quase roubou a pole de seu companheiro, mas errou no último trecho, cravando a segunda melhor volta. Bom para a McLaren que volta a uma posição com a qual está mais acostumada e bom para Button, que vê mais pontos serem divididos entre os demais competidores, porque a Brawn ainda não conseguiu ser a Brawn das sete primeiras etapas e Button precisa de todos os pontos possíveis até o final do campeonato e amanhã largará apenas na quinta colocação.

A melhor posição da Brawn ficou com terceiro lugar do brasileiro Rubens Barrichello que conseguiu o melhor tempo do final de semana durante o Q2, pena não ter conseguido a mesma performance para o Q3.

Vettel conseguiu o quarto tempo e Webber o oitavo, mostrando que a Red Bull não tem um bom acerto para este circuito.

A Ferrari conseguiu a melhor classificação com Kimi Räikkönen em sexto.

Nico Rosberg conseguiu novamente um bom sétimo lugar para a Williams, ficando à frente de Fernando Alonso, que não esvaziou o tanque para agradar a torcida, até porque seria suícidio, e sairá na oitava colocação.

Robert Kubica conseguiu o último posto entre os 10 melhores, mostrando uma pequena evolução da BMW.

Os substitutos dos brasileiros Felipe Massa e Nelsinho Piquet, ainda não justificaram sua escolha.

Romain Grosjean ficou mais ou menos onde o Nelsinho costumava ficar, ou seja, Briatore trocou seis por meia dúzia e ainda não conseguiu descobrir o novo Schumacher, muito menos o novo Alonso., vamos aguardar a performance do Fransuiço nas próximas etapas.

Já Luca Badoer foi péssimo, sai em último levando 1,5s do penúltimo colocado Jaime Alguersuari. Seria mais interessante a Ferrari ter chamado um novato com talento para não passar esse vexame. Schumacher será uma opção para as pistas nas quais ele já correu, nessa ele provavelmente não correira tão mal, mas duvido que estaria no Q3.

Com relação as outras equipes, o destaque negativo fica para a queda da Toyota nas últimas etapas. Será que teremos mais uma montadora saindo da Fórmula 1 por baixa performance? Na minha opinião a Toyota precisa seguir o exemplo da Red Bull e contratar um piloto talentoso, o que nunca teve. O melhor dentre todos foi Ralf Schumacher, mesmo assim não conseguiu levar a equipe a nenhum resultado mais efetivo.

Vamos ver se a largada ou alguma estratégia de box poderá tirar a vitória de Hamilton, além é claro do peso dos carros em decorrência do nível de combustível de cada um.

Segue a classificação completa:


1. Lewis Hamilton - McLaren
2. Heikki Kövalainen - McLaren
3. Rubens Barrichello - Brawn
4. Sebastian Vettel - Red Bull
5. Jenson Button - Brawn
6. Kimi Räikkönen - Ferrari
7. Nico Rosberg - Williams
8. Fernando Alonso - Renault
9. Mark Webber - Red Bull
10. Robert Kubica - BMW

11. Nick Heidfeld - BMW
12. Adrian Sutil - Force India
13. Timo Glock - Toyota
14. Romain Grosjean - Renault
15. Sébastian Buemi - Toro Rosso

16. Giancarlo Fisichella - Force India
17. Kazuki Nakajima - Williams
18. Jarno Trulli - Toyota
19. Jaime Alguersuari - Toro Rosso
20. Luca Badoer - Ferrari

Nenhum comentário:

Postar um comentário