domingo, 13 de setembro de 2009

Tri-campeão em Monza.


Tudo indicava que Hamilton levaria a corrida. Não levou nenhum ponto. Câmbio e motor poderiam atrapalhar um pódio de Rubens Barrichello. Ganhou a corrida. Assim é o automobilismo.


Hamilton largou na frente e manteve a liderança até a primeira rodada de Pit Stops. Raikkonen ultrapassou Sutil e os dois também mantiveram suas posições até a primeira rodada de pits. Já Rubinho partiu para cima de Kovalainen, ajudando inclusive Button a ultrapassá-lo.


Essas posições foram mantidas até a segunda rodada de pit stops, quando os dois carros da Brawn, ultrapassaram Hamilton, Raikkonen e Sutil e se mantiveram assim até o final.


Rubens Barrichello deu show, sempre controlando sua distância para Button, mesmo quando o inglês estava melhor na pista. O fator psicológico pode influenciar positivamente o final deste campeonato, porque Rubinho parece estar com a cabeça melhor. A diferença está em 14 pontos, e 40 pontos estão em disputa até o final, porém se a Brawn conseguir repetir o mesmo desempenho de Monza, o que é muito difícil, Rubinho conseguiria diminuir a distância para Button para 6 pontos e o inglês seria campeão. O ideal seria Rubinho conseguir largar sempre 2 ou 3 posições à frente de Button. O jeito é torcer.


No final da corrida, quando todos esperavam o grid com Rubinho, Button e Hamilton, mas o inglês da McLaren cometeu um erro na última volta, batendo forte no muro e dando um presente inesperado para a Ferrari e seus torcedores e levando o "animado" Kimi Räikkönen para seu quarto pódio seguido na temporada.


Novamente a Force India teve um desempenho acima do esperado e chegou num surpreendente 4º lugar com Adrian Sutil. Mas o desempenho da equipe indiana teve voltar aos mesmos níveis do início do campeonato nas próximas provas. Aliás é uma satisfação ver os GP's da Bélgica e de Monza, duas pistas onde os mais rápidos vencem. Que saudades de Hockenheim.


A Red Bull não disputará mais o campeonato de pilotos, mas ainda tem chances matemáticas de vencer o campeonato de construtores, apesar da diferença de 40,5 pontos em jogo. Com a batida de Hamilton Vettel ainda conseguiu marcar 1 ponto, que não muda muito o cenário do campeonato.


Fisichella foi melhor que Badoer, mas mesmo assim chegou num modesto 9º lugar.


4ª dobradinha da Brawn. 8ª vitória da Brawn. 11ª vitória de Barrichello na F1. 2ª vitória na temporada 2009. Que venham mais 4 e o campeonato.


A próxima etapa é no circuito de Cingapura, uma emocionante corrida noturna, manchada em sua estréia pela marmelada da Renault. Tomara que a noite não tenha nenhuma derrapada vergonhosa desta vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário