domingo, 22 de junho de 2008

Deu Ferrari mesmo, mas com Massa!

Felipe Massa conseguiu sua 8ª vitória na Fórmula 1, a liderança do campeonato e de quebra ainda acaba com dois tabus, 15 anos sem um brasileiro liderando o campeonato, o último tinha sido Ayrton Senna, e 23 anos sem vitórias de um brasileiro na França, a última tinha sido em 7 de julho de 1985 com Nelson Piquet e sua Brabham/BMW.

A largada das Ferraris foi perfeita e na briga pela terceira posição Jarno Trulli conseguiu superar Alonso e Kubica e bravamente defendeu sua posição até o final. Parecia que a vitória de Kimi Raikkonen era fato consumado, pois ele virava sempre mais rápido que Massa e fez o primeiro pit stop sem nenhuma ameaça por parte do brasileiro.

Mas pra ser campeão é necessário ter sorte, e neste domingo ela estava do lado do brasileiro. Raikkonen teve um problema com o escapamento que se desprendeu na 37º volta, e começou a perder rendimento com o carro, sendo ultrapassado sem maiores dificuldades por Massa algumas voltas depois. Mesmo assim o finlandês conseguiu manter-se na segunda posição até o final.

Mesmo com uma chuva fraca, Massa manteve-se na pista com a regularidade necessária para a vitória, saindo da França líder do campeonato com uma diferença de 5 pontos para seu companheiro de equipe.

Dos outros concorrentes ao título o melhor foi Kubica que conseguiu manter o 5º lugar da largada, chegando a brigar pela 3ª posição com Trulli boa parte da corrida. Já Lewis Hamilton teve uma atuação pífia. Tentando ganhar posições logo no início, fez uma ultrapassagem irregular na 13ª volta foi punido com um Drive Trough, terminando em 10º lugar e ainda tendo que ver seu companheiro de equipe, fazer sua melhor atuação na temporada, chegando em 4º lugar e disputando a 3ª posição com Trulli. Por pouco Kovalainen não consegue um pódio da França.

Quanto aos brasileiros, Barrichello fez o que podia com o terrível carro da Honda, largando em último e chegando em 14º. Já Nelsinho Piquet fez a melhor corrida da temporada, segurando a McLaren de Hamilton no começo da corrida por 6 voltas e no final, já administrando a 8ª posição para marcar seus primeiros pontos, teve uma colher de chá do bi-campeão Fernando Alonso que errou. Demonstrando personalidade, Nelsinho ultrapassou Alonso, mesmo tendo a opção de deixar Alonso recuperar a posição na seqüência. Mesmo assim, o bi-campeão chega a marca histórica de 500 pontos na Fórmula 1. Alonso aliás que liderou os boatos desta semana, que dão conta de sua saída da Renault e ida para a BMW por três anos. Se eu fosse a Ferrari não deixava isso acontecer de forma alguma. Alonso indo hoje para BMW, Red Bull e Toyota é sinal de encrenca, porque o que falta nessas equipes é um piloto campeão.

Quem me conhece sabe que eu não sou nenhum fã do Felipe Massa. Tecnicamente ele é mais limitado que Alonso, Raikkonen, Hamilton e Kubica, chegou na Ferrari por força do seu empresário que é filho de Jean Todt e só tinha ganhado até agora em circuitos projetados pelo alemão Hermann Tilke, sempre sainda da Pole Position. Na verdade esta é a segunda corrida das suas 8 que ele vence saindo do 2º lugar, uma por barbeiragem do Kubica e outra por probemas mecânicos do companheiro, ou seja, ainda tem muito o que provar como piloto. Porém, tenho que reconhecer que este ano ele parece estar mais experiente e aprendido com seus erros, portanto tem grandes chances de conquistar o campeonato, apesar de historicamente ter uma performance baixa na parte européia do campeonato.

Frase da transmissão: quando Kimi Liderava e fazia voltas e voltas mais rápidas Reginaldo Leme disse: “Olha o Raikkonen devagar!” Galvão Bueno respondeu: “Não Reginaldo, esse é o Replay de uma freada!” .

Confira a classificação dos campeonatos de pilotos e equipes. Atenção para o banho que a BMW vem dando na McLaren até agora e na briga intensa entre Toyota e Red Bull:

Pilotos:
1) Felipe Massa - 48
2) Robert Kubica - 46
3) Kimi Räikkönen - 43
4) Lewis Hamilton - 38
5) Nick Heidfeld - 28
6) Heikki Kovalainen - 20
7) Jarno Trulli - 18
8) Mark Webber - 18
9) Fernando Alonso - 10
10) Nico Rosberg - 8
15) Rubens Barrichello - 2
16) Nelsinho Piquet – 2

Equipes:
1) Ferrari - 91
2) BMW Sauber - 74
3) McLaren-Mercedes - 58
4) Red Bull-Renault - 24
5) Toyota - 23
6) Williams-Toyota - 15
7) Renault - 12
8) Honda - 8
9) STR-Ferrari - 7
10) Force India-Ferrari - 0

3 comentários:

  1. Ué.. dessa vez não foi o Galvão que deu uma Gafe? Ou o Reginaldo leme estava certo?


    hahahaha..

    abraços

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente o Galvão estava certo desta vez. O vírus galvanisus buenopoulus já afetou Reginaldo Leme irreversivelmente.

    ResponderExcluir
  3. O vírus galvanisus buenopoulus, deve ser contagioso....tsc, tsc...hauauauahuahuahau

    ResponderExcluir