domingo, 26 de abril de 2009

Brawn e Button conseguiram de novo.

Todo pessimismo exaltado nas entrevistas dos pilotos da Brawn GP foram por terra com a vitória do inglês Jenson Button, na etapa do Bahrein de F1. A terceira vitória em quatro corridas mostra que o projeto do carro é muito bem feito e não é apenas o difusor que faz uma diferença tão grande.

Duas situações favoreceram a vitória de Jenson Button, a primeira foi a ótima largada que possibilitou que ele pulasse para terceiro colocado e a segunda os erros estratégicos da Toyota que largando leve, colocou na primeira parada pneus duros, os quais até meu filho de oito anos sabe que rendem menos que os macios e o segredo de uma corrida é ser mais rápido o maior tempo possível e administrar quando puder.

1º) Jenson Button: não errou uma única vez sequer, correu como gente grande, como líder do campeonato, levando a torcida inglesa ao delírio. Já fez história para ele e para a Brawn, mesmo que as outras equipes os alcancem.

2º) Sebastian Vettel: Correu muito. Largou em terceiro e chegou em segundo. Suas saídas da pista foram aquelas que mostram que quis andar mais do que o carro permite. E por falar em carro, o engenheiro Adrian Newey está conseguindo fazer mágica novamente, o único problema deste carro é o motor Renault que é muito fraco. É possível sentir isso na reta, todas as vezes em que esteve atrás do Trulli na reta, não conseguia se aproximar.

3º) Jarno Trulli: Corrida burocrática. Largou em primeiro e chegou em terceiro, um resultado ruim, porém foi claramente prejudicado pela “brilhante” estratégia da equipe de colocar pneus duros na segunda perna de abastecimento e troca de pneus. É um piloto muito experiente, constante, mas que não mostra serviço quando a equipe precisa.

4º) Lewis Hamilton: Corrida correta do inglês. Fez o que podia fazer com esse carro, que apesar de utilizar um difusor apelidado de dois andares, ainda não consegue competir com Brawn, Toyota e Red Bull.

5º) Rubens Barrichello: Quando tinha o carro mais leve e com pneus macios foi rápido o suficiente, porém foi extremamente prejudicado pela estratégia de três paradas inoportuna e totalmente desnecessária, já que na pista poderia ter ultrapassado seus adversários e a Brawn teria a chance de uma segunda dobradinha na temporada. Ser sacaneado pelo mesmo chefe em duas equipes diferentes só pode ser castigo, porém Rubens tem sua parcela de culpa, por não ter feito um treino e uma largada ruins.

6º) Kimi Räikönnen: Lembrou-se que já foi campeão mundial e fez uma corrida muito boa desde a largada, conseguindo os primeiros pontos para a Ferrari. Participou de vários duelos durante a corrida toda, perdendo e vencendo na mesma proporção. Andou o que o carro pode.

7º) Timo Glock: Mostrou que não é um piloto de ponta. Perdeu posições quando não podia, andou sempre mais lento que seu companheiro de equipe, errou muito e numa das ocasiões quase bateu em Kimi Räikönnen. Esta posição foi lucro.

8º) Fernando Alonso: Pra variar, tirou água de pedra, com o carro e o motor que tem, vai ter novamente uma temporada aquém da sua capacidade. Seu futuro é numa equipe de ponta.

Daqueles que não pontuaram, merece destaque Mark Webber que largou em 18º e chegou em 11º, sempre brigando por posições o tempo todo. Se tivesse largado numa posição melhor, teria pontuado.

O destaque negativo vai para Felipe Massa que arriscou tudo na largada e acabou se chocando com Kimi Räikönnen e levando a pior, além de ser prejudicado por estratégias bisonhas da Ferrari que tem um carro ruim e acredito que por mais que sejam feitas mudanças em pacotes aerodinâmicos nas próximas etapas, seria inédito um carro ruim transformar-se em bom durante a temporada. Lembrem-se de 2005. Mesmo com Schumacher a Ferrari foi coadjuvante naquele campeonato, disputado entre McLaren e Renault, ganhando apenas a corrida da vergonha nos Estados Unidos, onde participaram apenas seis carros de três equipes.

Mais líder do que nunca, tanto a Brawn GP que tem 22,5 de vantagem sobre a segunda colocada, quanto Jenson Button, que tem 12 pontos de vantagem sobre seu companheiro de equipe e pelo que vimos hoje, pode levar vantagem nesta disputa.


Fonte: Rede Globo.
Imagens: Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário