quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Lewis Hamilton: herói ou vilão?

Que Lewis Hamilton é um grande piloto, ninguém tem dúvida. Que é agressivo e desleal, como foi Schumacher, também não. Mas a perseguição que está sendo feita ao piloto, já está ficando perigosa, no sentido até de anular suas ações. Primeiro, assistam ao vídeo com cenas do GP DO Japão abaixo, liberado pela Federação Internacional de Automobilismo, portanto oficial:

http://www.formula1.com/news/headlines/2008/10/8530.html

Eu assisti várias vezes e agora faço minhas considerações, trecho a trecho e piloto a piloto.

LARGADA

Lewis Hamilton: largou mal e tentou frear além do limite para conseguir a posição de Massa, não conseguiu e voltou para corrida atrás do primeiro bloco, se ele foi desleal, foi com Kovalainen, seu companheiro de equipe que tomou um chega pra lá desnecessário, mas soube se esquivar da batida.








Heikki Kovalainen: recebeu instruções da equipe para ajudar Lewis Hamilton, mas também largou mal e ao invés de ajudar quase atrapalhou, porque tentou ir de forma brusca pra cima de Raikkonen.








Felipe Massa: largou bem e não tentou forçar pra cima de Hamilton, decisão acertada que poderia ter resultado até na liderança do campeonato, não fosse uma manobra boba na sequência.









Kimi Raikkonen: o que está acontecendo com o finlandês? Todos sabem da sua capacidade, da impressonante recuperação no campeonato passado, mas neste ano ele está uma decepção só. Largou mal, não conseguiu ajudar Massa e ainda por cima, reclamou que Hamilton o atrapalhou. Na verdade ele desistiu de disputar alguma posição quando viu que teria que mostrar alguma agressividade. Decepção.






Robert Kubica: se tivesse um carro competitivo teria ganhado a corrida. Reparem como ele escolhe o melhor caminho e ainda bloqueia a tentativa de ultrapassagem de Alonso.









Fernando Alonso: deem espaço para Alonso e ele mostra porque é o melhor piloto em atividade. Mesmo tendo ficado em terceiro o ano passado e estar totalmente fora da disputa deste ano, consegue ganhar duas corridas seguidas, mais pela incompetência de pilotos e equipes de ponta, do que pelo mérito da sua equipe. Aliás, o mérito é todo dele, pois quando esteve na ponta andou tudo que o carro podia.



ULTRAPASSAGEM DE HAMILTON SOBRE MASSA:

Culpa total do brasileiro. Poderia ter evitado a batida, Hamilton seria punido e ele sairia com a liderança do campeonato numa das mãos e o título na outra. Mas o brasileiro sempre comete erros como esse. Acho que até o próprio Massa percebeu que só consegue ir bem nas corridas que larga na Pole.

INCIDENTE ENTRE MASSA E BOURDAIS:

Depois de uma recuperação impressionante, tendo chegado a zona de pontuação, novamente Felipe Massa comete um erro grosseiro e ataca sem necessidade um Bourdais que saía dos boxes e poderia ser utrapassado duas voltas depois. O pior, a FIA puniu Bourdais.

INCIDENTE ENTRE MASSA E WEBER (não está no vídeo e não gerou punição):

Novamente manobra precipitada de Massa, pois poderia ter esperado duas ou três voltas e teria ultrapassado de qualquer maneira porque Webber estava com os pneus extremamente desgastados.

RESUMO

Na minha opinião, a FIA está totalmente perdida, seus comissários estão fazendo punições desnecessárias e deixando outras anomalias livres de sanções. A graça das corridas está nas ultrapassagens, na superação de limites e no arrojo dos pilotos. Está se criando um clima de perseguição pra cima do piloto da McLaren, que realmente em muitas ocasiões ultrapassa o limite entre arrojo e deslealdade, porém, deve-se ressaltar, que se estas atitudes fossem tomadas por pilotos da Ferrari a situação seria muito diferente, porque a força política da escuderia beira o absurdo.

Um comentário:

  1. Amalio...

    Nem tenho mais assistido com afinco a Fórmula 1, apesar que ela está eletrizante, não tanto dentro da pista, mas fora, nos boxes e nas decisões da FIA. Certas ou não (confesso que vi as mesmas coisas que você viu)são essas decisões (punições) que trouxeram a vibração e a disputa dos tempos de Prost, Senna, Lauda e Michael.

    abraçossssss

    ResponderExcluir