domingo, 14 de setembro de 2008

Alemão, vencendo em Monza, de ponta a ponta? Schumacher? Não! Vettel!


Sua primeira corrida foi com uma BMW no ano passado, marcando seu primeiro ponto ao chegar em oitavo. Mario Theisen deve estar se perguntando por que deixou esse garoto sair da sua equipe. Com apenas 21 anos, Sebastian Vettel deixa de ser promessa para virar uma realidade, com a vitória brilhante conquistada neste domingo no GP de Monza de Fórmula 1. Depois de conseguir uma pole position durante um treino em situação instável, ora com chuva, ora sem chuva, Vettel mostrou maturidade e sangue frio ao guiar sua STR/Ferrari durante 53 voltas, sem ter sua liderança ameaçada em nenhum momento durante a corrida. Mérito também da equipe que não fez nenhuma manobra equivocada durante suas trocas de pneu e reabastecimento.

É incrível como as equipes grandes deixam talentos como esse escapar de suas garras, este garoto numa equipe de ponta estaria brilhando muito mais. Ano que vem ele correrá na equipe RBR e se as mudanças no regulamento, que são muitas, não modificarem muito a performance do carro, veremos uma RBR bem diferente da atual.

Análise dos pilotos que pontuaram:

1º) Sebastian Vettel (ALE-STR/Ferrari) – 23 pontos – 9º colocado: Perfeito, não cometeu erros, acelerou a todo momento e ganhou a primeira com apenas dois anos de carreira, a primeira para sua equipe e prepara o terreno para brilhar ano que vem na RBR, com muito mais dinheiro e tendo ao seu lado um dos mais bem-sucedidos projetistas da F1, Adrian Newey. Pulou de 12º para 9º no campeonato, ou seja, 5 posições acima do seu resultado final de 2007. O histórico dos grandes pilotos não mente. Nota 10!

2º) Heikki Kovalainen (FIN-McLaren/Mercedes) – 51 pontos – 6º colocado: Fez uma corrida burocrática, sem comprometer sua posição de largada, marcando pontos importantíssimos para si e para a equipe. De qualquer foram é pouco para quem já venceu este ano, até porque está em 6º lugar, atrás de Nick Heidfeld, que tem como maiores marcas este ano quatro segundos lugares. Falta regularidade ao finlandês. Nota 7.

3º) Robert Kubica (POL-BMW Sauber) – 64 pontos – 3º colocado: O Polonês largou em 11º atrás do seu companheiro de equipe, mas com a eficiência de sempre, consegue seu sexto pódio este ano, sem que a equipe o atrapalhasse desta vez. Volto a repetir, a BMW está perdeu a oportunidade de disputar o título, por privilegiar o alemão Nick Heidfeld, que deve ter um patrocinador fortíssimo, já que não tem a metade do talento do polonês, porém sempre tem estratégias mais consistentes feitas pela equipe. É uma pena que Ferrari e McLaren, já definiram seus pilotos, porque o polonês merece uma máquina melhor. Nota 8.

4º) Fernando Alonso (ESP-Renault) – 28 pontos – 7º colocado: Fez o que pode com a Renault, que está longe de ser aquela equipe bicampeã mundial, porém fizeram uma estratégia de apenas uma parada, garantindo que Alonso saísse da 8º posição na largada para esta excelente colocação. Defendeu a posição quando pode e tomou um chega pra lá de Hamilton, que em minha opinião foi normal. Nota 7.

5º) Nick Heidfeld (ALE-BMW Sauber) – 53 pontos – 5º colocado: Não conseguiu manter-se à frente de seu companheiro de equipe, porém conseguiu manter Felipe Massa e sua Ferrari atrás de si, nas últimas quinze voltas, precisa conseguir pontos para manter sua 5ª posição no campeonato já que Kovalainen, com um carro melhor, está apenas dois pontos atrás. Nota 7.

6º) Felipe Massa (BRA-Ferrari) – 77 pontos – 2º colocado: Chegou na mesma posição que largou, poderia fazer mais. Mesmo assim preferiu pensar no campeonato, tendo uma performance muito boa no final da corrida, pressionando Heidfeld e mantendo Hamilton sem chances de atacar. Nota 7.

7º) Lewis Hamilton (ING-McLaren/Mercedes) – 78 pontos – 1º colocado: Foi o segundo destaque da prova depois de Vettel. Largou em 15º, ultrapassou quase todo mundo e chegou a ficar em segundo na corrida, porque fez uma estratégia de uma parada só, porém a McLaren não arriscou na sua troca, mantendo pneus para chuva forte, teve que fazer uma segunda troca e ultrapassar novamente alguns pilotos. Se tivesse feito uma troca menos conservadora, poderia ter chegado inclusive no pódio. Deu show! Nota 9.

8º) Mark Weber (AUS-RBR/Renault) – 19 pontos – 10º colocado: Mark Webber definitivamente é um piloto para classificação. Largou em terceiro e por muita sorte chegou em 8º. Não conseguiu manter a performance e quase causa um acidente ao tentar ultrapassar de forma equivocada Lewis Hamilton. Será escudeiro de Vettel no próximo ano. Nota 5.

Análise dos resultados por equipe:

1º) Ferrari – 134 pontos: Por enquanto mantem sua liderança, mas tem que começar a pensar na pontuação das próximas provas, porque a McLaren conseguiu descontar 28 pontos nas últimas seis corridas e diminuiu a diferença de 33 pontos para apenas 5, principalmente porque Kimi Raikkonen não conseguiu pontuar nas últimas 3 provas.

2º) McLaren – 129 pontos: Apesar de trabalhar muito mais para Hamilton do que para Kovalainen, os dois pilotos estão conseguindo pontuar e descontar a diferença para Ferrari. O campeonato deve ficar mais acirrado perto do seu final.

3º) BMW Sauber – 117 pontos: Depois de um começo de temporada arrasador, chegando a liderar uma das rodadas, deu uma bobeada no meio da temporada e começou a se recuperar nas duas últimas corridas, principalmente pela insistência em privilegiar seu segundo piloto. Este terceiro lugar está assegurado já que excluindo McLaren e Ferrari, as outras equipes não têm mais chances matemáticas de alcançar a BMW. Matematicamente é possível alcançar as líderes, porém o carro não demonstra nenhuma evolução efetiva, contando muito com o talento de Kubica.

4º) Toyota – 42 pontos: Com uma diferença brutal para o terceiro colocado, a equipe japonesa briga com a Renault pela quarta colocação e terá que trabalhar bastante, porque a equipe francesa parece ter começado a crescer no campeonato.

5º) Renault – 41 pontos: Está na luta com a Toyota e tem um bicampeão dirigindo um de seus carros, o que faz uma enorme diferença. Precisa pontuar mais com seus dois pilotos para consolidar a tão sonhada quarta posição.

6º) STR/Ferrari – 27 pontos: Das pequenas foi a que mais cresceu, pois pontuou nas três últimas corridas, sendo 17 pontos conquistados com Vettel. Superou sua equipe “mãe”, a RBR e se conseguir manter essas performances tem tudo para consolidar esta posição. Nada mal para uma equipe que já foi a pior da Fórmula 1 durante muitos anos, a antiga Minardi.

7º) RBR/Renault – 25 pontos: Na primeira metade da temporada, parecia que estava caminhando para consolidar-se como a quarta força da Fórmula 1, o que coroaria o trabalho do genial Adrian Newy, porém perdeu força e está numa situação delicada, só não sofre pressão das equipes de baixo, porque estamos falando de Williams e Honda. Sofre muito com sua dupla de pilotos, Webber que é muito inconstante em corrida e Coulthard que está fazendo sua pior temporada em toda a sua carreira, causando acidentes bizarros.

8º) Williams/Toyota – 17 pontos: Dizem que a Williams é uma das equipes mais adiantadas no desenvolvimento do KERS, uma das novidades para o ano que vem. Tomara que isso se torne realidade e a velha Williams apareça, porque este ano ela briga com a Honda para ver quem fica na penúltima posição. Seus pilotos também são muito inconstantes.

9º) Honda – 14 pontos: Muita gente diz que a Honda tem o pior carro da temporada. Eu discordo. Pra mim o problema da Honda é o motor, que foi deixado pra escanteio quando os japoneses assumiram e agora não podem fazer nada, já que o desenvolvimento está congelado até 2010, então a perspectiva da Honda é permanecer assim por muito tempo. Os pilotos não tem muito que fazer e Ross Brawn está pagando todos os pecados que cometeu durante seus anos de glória na Benetton e na Ferrrari.

10º) Force Índia – 0 pontos: precisa começar a correr este ano.

2 comentários:

  1. Olá colega, obrigada pela sugestão do boldo. Não tomei porque tb já ouvi que é hor-rí-vel!!! Mas já estou melhor, de volta à ativa e aos textos. Não vim comentar sobre Fórmula 1 não, afinal eu entendo disso como piloto avião... aí já viu né? Vim só agradecer os comentários e as visitas, volte sempre!!!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Comente quando quiser, eu também tenho a mania de ficar comentando no Bioblog, especializado em biologia, sobre coisas das quais eu desconheço totalmente.

    ResponderExcluir