domingo, 6 de julho de 2008

Falando do resto da corrida...


Após ganhar a pole position de Hamilton no sábado, Kovalainen fez o que pode para manter-se na ponta, porém foi atacado inclementemente pelo inglês que fez a ultrapassagem na 4ª volta e não perdeu a liderança até consolidar sua 3ª vitória este ano. Kovalainen por outro lado rodou muitas vezes na pista e saiu no lucro com o 5º lugar no final.


Kimi Raikkonen poderia ter ganho esta corrida caso ainda estivessem na equipe Ross Brawn e Jean Todt, porque é incompreensível a quantidade de erros de estratégia cometidos pela Ferrari este ano. Trocas de pneu na hora errada, tipo de pneu incorreto e outras barbaridades. A sorte é que eles tem um grande piloto como Kimi que ainda conseguiu o 4º lugar e um piloto esforçado como Felipe Massa que neste final de semana, fez sem dúvida, a pior corrida da carreira, chegando duas voltas atrás do líder e tendo rodado no mínimo 5 vezes durante a corrida.


Nick Heidfeld manteve a regularidade espetacular da BMW nesta temporada e diminuiu sua diferença para o seu companheiro de equipe Robert Kubica, chegando em 2º lugar. Kubica por sua vez foi um dos que deu azar e acabou na brita após uma rodada no momento mais chuvoso da corrida.


Alonso mostrou a competência de sempre e mesmo com o erro de estratégia da equipe que não trocou seus pneus apostando numa estiagem repentina, quando tudo mostrava o contrário. Chegou em 6º e conquistou mais 3 pontinhos. Nelsinho Piquet fazia uma excelente corrida mas sofreu o mesmo castigo que Kubica.


Pra completar aqueles que pontuaram, Trulli, que sempre belisca uns pontinhos, chegou em 7º passando Kakajina na última volta, que consequentemente chegou em 8º marcando mais um pontinho. Nakajima aliás que é um piloto com potencial, porque é muito rápido e não lembra em nada o pai. Aliás, se não fosse o 2º lugar de Rosberg na primeira corrida do ano, Nakajima já teria passado o companheiro. Quem diria, o filho de um dos piores pilotos da história, vencendo o filho de um campeão mundial.


Vale destacar ainda a péssima corrida de Mark Weber, que largou em segundo e só fez lambança o tempo inteiro. Neste final de semana o piloto David Coulthard anunciou sua aposentadoria e a equipe aproveitou e renovou com Mark Weber. Deve estar arrependida. Pelo menos temos, ao que tudo indica, Vettel no lugar de Coulthard para o próximo ano. Na minha opinião, equipes como Red Bull e Toyota precisam gastar um pouco mais na contratação de pilotos com condições de desenvolver os carros e não ficar gastando milhões nos carros e contratando pilotos medianos. É a mesma coisa que comprar uma franquia do McDonald´s e ficar vendendo pão com ovo. Veja como ficou a corrida e o campeonato:


GP da Inglaterra de Fórmula 1 - Silverstone:

1º) Lewis Hamilton/McLaren-Mercedes
2º) Nick Heidfeld/BMW Sauber
3º) Rubens Barrichello/Honda
4º) Kimi Raikkonen/Ferrari
5º) Heikki Kovalainen/McLaren-Mercedes
6º) Fernando Alonso/Renault
7º) Jarno Trulli/Toyota
8º) Kazuki Nakajima/Williams-Toyota

Campeonato de Pilotos 2008:

1º) Lewis Hamilton/McLaren-Mercedes - 48
2º) Felipe Massa/Ferrari - 48
3º) Kimi Raikkonen/Ferrari - 48
4º) Robert Kubica/BMW Sauber - 46
5º) Nick Heidfeld/BMW Sauber - 36
6º) Heikki Kovalainen/McLaren-Mercedes - 24
7º) Jarno Trulli/Toyota - 20
8º) Mark Webber/Red Bull-Renault - 18
9º) Fernando Alonso/Renault - 13
10º)Rubens Barrichello/Honda - 11
18º) Nelsinho Piquet/Renault - 2


Campeonato de Construtores 2008:

1º) Ferrari - 96
2º) BMW Sauber - 82
3º) McLaren-Mercedes - 72
4º) Toyota - 25
5º) Red Bull-Renault - 24
6º) Williams-Toyota - 16
7º) Renault - 15
8º) Honda - 14
9º) Toro Rosso-Ferrari - 7
10º) Force India-Ferrari - 0
11º) Super Aguri-Honda - 0

Nenhum comentário:

Postar um comentário